Governo do Paraná Financiará Programas e Ações Municipais Voltadas à Mulher 18/09/2023 - 16:12

Em uma iniciativa inédita e inovadora, o Governo do Paraná, liderado pelo Governador Carlos Massa Ratinho Júnior, anunciou um compromisso significativo para promover programas e ações voltados à mulher nos municípios paranaenses. Em um anúncio realizado no dia 14 de setembro, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher definiu as diretrizes para o uso de um aporte financeiro substancial de R$ 6 milhões de reais.

Este financiamento tem como objetivo fomentar uma série de programas, serviços e projetos que visam fortalecer a presença e o protagonismo das mulheres em todas as esferas da sociedade no Paraná.

Uma das características marcantes desse projeto é a priorização dos municípios que já possuem um Fundo Municipal da Mulher e um Conselho Municipal de Direitos da Mulher em funcionamento. Até o momento, aproximadamente 90 municípios preenchem esses requisitos e estão aptos a aderir ao financiamento estadual. Essa abordagem visa garantir que os recursos sejam direcionados de forma eficaz para regiões que já têm estruturas estabelecidas para lidar com questões relacionadas às mulheres.

A Secretária Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, enfatizou que esse avanço representa um desdobramento da mobilização da "Caravana PR Unido pelas Mulheres", um movimento que tem buscado promover a igualdade de gênero e a participação ativa das mulheres na política e na sociedade paranaense.

Mariana Neris, a Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), ressaltou a importância do controle social exercido pelos conselhos municipais sobre o gasto público. Ela destacou que essa supervisão é fundamental para assegurar que os recursos sejam aplicados de forma adequada em ações que protejam os direitos das mulheres e promovam o seu protagonismo nos locais onde vivem.

"Esse compromisso do Governo do Paraná representa um passo importante na promoção da igualdade entre homens e mulheres e no fortalecimento do papel das mulheres em todos os aspectos da vida paranaense. Com o apoio do governo do Paraná esperamos que os municípios possam implementar programas e iniciativas que contribuam para uma sociedade mais justa e igualitária para todas as suas cidadãs", afirmou Leandre.

Os municípios deverão preencher até a data de 09/10/2023

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO