CEDM PR participa de "Seminário de políticas públicas para as mulheres:conquistas e desafios" na ALEP 04/12/2019 - 14:50

O CEDM PR participou do Seminário " Políticas públicas para as mulheres: conquistas e desafios " no dia 2/12 na ALEP,  proposto pela Deputada Luciana Rafagnin.

A palestrante foi Aparecida Gonçalves,  ex-secretaria Nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres,  que ocupou o cargo de 2003 a 2016.

Aparecida fez uma retrospectiva da construção de políticas para as mulheres nesse período, da construção do processo nacional de conferências de políticas para as mulheres e finalizou instando os presentes à luta contra o armamento da população,  que  junto à onda de ódio e intolerância tem aumentado drasticamente os feminicidios. À mesa, ainda, tiveram espaços  de fala Gabriela Martins da Rede de Mulheres Negras do PR  e Maria Isabel Corrêa,  presidente do CEDM PR.

Maria Isabel Corrêa falou sobre direitos da Mulher no contexto de retirada dos mesmos que  atinge diversos países da América Latina, especialmente o Brasil, da necessidade de solidariedade entre as mulheres. Expôs as dificuldades encontradas na luta contra a violência de gênero e os esforços do Conselho para propor políticas e programas a partir das resoluções das conferências, que superem essa onde de violência e feminicídio. Falou da necessidade de impulsionar a criação e funcionamento de conselhos e órgãos gestores municipais de políticas para as mulheres, bem como da necessidade de estreitar laços com o poder legislativo, haja vista que as leis criadas majoritariamente por homens impactam a vida das mulheres.Agradeceu à  deputada é à  casa legislativa  pelo seminário é parabenizou o evento, pois amplia debate fundamental à  vida das mulheres, debate este que deve ser multiplicado para toda a sociedade.