Cartilha auxilia mulheres no enfrentamento à violência 20/05/2020 - 14:30

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou, nesta quarta-feira (13), uma nova cartilha para auxiliar as mulheres que estão em situação de violência doméstica e familiar.

O material apresenta informações que vão desde conceitos básicos sobre o processo de violência, passa pelos impactos, legislação e também aborda o funcionamento da rede de proteção e atendimento.

A cartilha, desenvolvida pela Secretaria Nacional de Politicas para as Mulheres (SNPM), revela que, as mulheres em situação de violência possuem maior probabilidade de apresentar sintomas como baixa autoestima, transtorno de estresse pós-traumático e depressão.

Por meio da cartilha, a SNPM destaca também que a violência doméstica e familiar atinge mulheres de todas as idades, níveis de escolaridade, classes sociais e etnias.

“A nossa preocupação é com a subnotificação de ocorrência, principalmente em tempos que vítima e agressor estão lado a lado em tempo integral. Precisamos dizer às mulheres que a rede de atendimento segue à disposição. E mais: precisamos explicar o seu funcionamento”, afirmou a ministra Damares Alves.

A leitura permitirá, ainda, a compreensão sobre alguns mitos que circulam para justificar atos de violência. Em um dos capítulos da cartilha, por exemplo, são abordados diversos motivos que explicam a permanência de algumas mulheres em relacionamentos violentos, como a dependência econômica, emocional e até o medo.

As questões são apresentadas de forma didática, com exemplos que fazem parte do dia a dia de uma pessoa que vivencia situações de violência doméstica e familiar.

“Para reduzir os impactos do isolamento social, que eleva o risco de violência doméstica, estamos trabalhando no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência e na disseminação de informações úteis. Essa cartilha é um passo importante na batalha pela conscientização”, ressaltou a titular da SNPM, Cristiane Britto.

Informação

Essa é a terceira cartilha publicada pela SNPM para auxiliar as mulheres neste ano. No último mês, foram lançadas as publicações: “Prevenção de Acidentes Domésticos” e “Mulheres na Covid-19”

A secretaria lançou, ainda, material de divulgação estimulando a vigilância solidária entre vizinhos, que foi direcionado aos condomínios.

Articulação

Ao longo da pandemia, foram realizadas reuniões com o Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (Cocevid), com gestoras estaduais de políticas para as mulheres e com Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). 

Acesse aqui o Material

Mulheres na Covid-19

 

Cartilha: Enfrentando  a violência doméstica e familiar contra a mulher 

 

Prevenção aos Acidentes Domésticos & Guia Rápido de Primeiros Socorros

 

Publicações para Condomínios