Evento em comemoração ao Dia da Mulher debate abuso e assédio 08/03/2019 - 19:00

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) reuniu mais de 300 mulheres para discutir o assédio em ambiente institucional e os relacionamentos abusivos. Ao agradecer a presença de todas, o secretário Ney Leprevost lembrou que a Sejuf  é o órgão do governo do Paraná que mais possui mulheres em cargos diretivos. “São mulheres dedicadas, trabalhadoras, que fazem a diferença, como as diretoras Goretti Bussolo (Departamento de Garantia dos Direitos da Mulher), Ângela Mendonça (Departamento de Políticas da Criança, do Adolescente e do Idoso), Regina Bley  (Departamento de Direitos Humanos e Cidadania) e Cláudia Silvano (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) além de coordenadoras e servidoras”, disse.

A diretora Goretti Bussolo, do departamento de Garantia dos Direitos da Mulher, disse que a meta é tirar o Paraná do terceiro lugar do ranking nacional de violência contra as mulheres e, um dos primeiros no de feminicídios. “Estamos trabalhando para diminuir o ciclo de violência com respeito, superação e desafio”, explicou.

Ney ainda agradeceu algumas mulheres que sempre farão parte de sua vida, como as avós Cândida e Stela, sua mãe Jussara e a esposa Carina;  tia Rose, a primeira professora na escola estadual Nice Braga; as assessoras Paulinha Tavares e Piti Veiga; dona Edith, dona Azurita e Janice e tantos outros anjos cor de rosa da Rede de Combate ao Câncer; Fani Lerner,  Flora Madalosso e Irmã Glaci, inspiradora do meu projeto do ônibus Inter-Hospitais.

O evento contou com o bom humor do esquete teatral da atriz Carolina Mascarenhas e com um círculo de conversa com depoimentos de mulheres vítimas de violência, atendidas pelo CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher, com a supervisão da coordenadora Valquíria Gomes e da psicóloga da Delegacia da Mulher Rosangela Hass Gomes, além de uma apresentação musical Michele Mabelle.