Fernanda assume Comissão de Políticas Públicas para as Mulheres do Codesul 07/06/2016 - 09:30

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, assumiu na manhã desta terça-feira (07), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a coordenadoria da Comissão Permanente de Políticas Públicas para as Mulheres do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) para o período 2016/2017. Na mesma solenidade, o governador Beto Richa assumiu a presidência pro tempore do órgão, que é composto por representantes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

“Esta é uma grande oportunidade para transformar a realidade das mulheres que vivem em nossa região”, disse a secretária. “Em parceria com os demais estados do Codesul, vamos desenvolver diretrizes para fortalecer as políticas públicas e promover o desenvolvimento social e econômico das mulheres, assim como já acontece no Paraná”, afirmou.

Fernanda lembrou que a criação do programa Família Paranaense (2012), do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (2013) e o lançamento Plano Estadual dos Direitos da Mulher (2014), foram passos importantes para a garantia de direitos e a proteção social das mulheres e suas famílias no estado.

CODESUL – Instituído em 1961, o Codesul tem como principal objetivo superar desigualdade regional com o Sudeste, região que concentra a força econômica do país. É formado por comissões permanentes e comissões técnicas, que trabalham em áreas onde há potencial de integração regional. As reuniões do Conselho têm a participação do Diretor-Presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

A presidência é anual e rotativa, bem como a Secretaria Executiva e a Coordenação das Comissões Permanentes. Essa é a segunda vez que o governador do Paraná assume a presidência do Codesul. Junto com o governador, tomaram posse os secretários de Estado nas comissões permanentes e o novo secretário executivo, Antonio Carlos Bettega. Uma das competências do Codesul é fazer o levantamento socioeconômico das regiões envolvidas, estudar seus problemas, equacionar e propor soluções, visando aos legítimos interesses da região, do país e dos continentes. O órgão também formula diretrizes da política de desenvolvimento das regiões e traça as diretrizes gerais das atividades do BRDE, entre outras atribuições.

COMISSÃO – Criada em 2011, a Comissão Permanente de Políticas Públicas para as Mulheres aprovou quatro eixos prioritários de atuação: trabalho e profissionalização da mulher; mulheres na agricultura; combate à violência contra a mulher; escolarização e profissionalização da mulher encarcerada. Também integram a comissão Janet Schmidt, da Coordenadoria da Mulher de Santa Catarina; César Faccioli, secretário da Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul e um representante do Mato Grosso do Sul, ainda não designado. As reuniões do grupo são convocadas pela coordenadoria e podem ocorrer em qualquer época do ano, em qualquer estado.

PRESENÇAS – A solenidade contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori; do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo; da vice-governadora do Mato Grosso do Sul, Rose Modesto; o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni; os secretários estaduais da Comunicação Social, Marcio Villela; da Agricultura, Norberto Ortigara; da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o procurador geral do Estado, Paulo Sérgio Rosso; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; o presidente do BRDE, Neuto de Conto; o diretor administrativo da agência do BRDE no Paraná, Orlando Pessuti, e o diretor de operações da agência paranaense, Wilson Quinteiro e autoridades e representante dos Estados.