Nota Pública Em Memória de Rachel Maria Lobo de Oliveira Genofre 05/11/2025 - 11:37

Nota pública do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná

Em Memória de Rachel Maria Lobo de Oliveira Genofre


Neste 5 de novembro, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná (CEDM/PR) relembra, com profunda tristeza e indignação, o dia em que Rachel Maria Lobo de Oliveira Genofre foi encontrada morta, dentro de uma mala, na Rodoferroviária de Curitiba, em 2008.
A brutalidade desse crime permanece como um símbolo doloroso do quanto ainda precisamos avançar no enfrentamento à violência contra meninas e mulheres.

Foram necessários 11 anos de investigação e mais de 200 exames de DNA até que, com a unificação dos bancos de dados genéticos em nível nacional, fosse possível cruzar informações e identificar o autor do crime — um homem que já cumpria pena por crimes de violência sexual contra crianças.1

A condenação, embora traga um sentimento de justiça, não apaga a dor e o sofrimento da família e dos amigos. Ainda assim, representa a certeza de que a impunidade não prevalecerá e de que esse cruel assassino não voltará a ameaçar nossa sociedade.

A memória de Rachel, menina inteligente, alegre e sensível às causas sociais, nos convoca a lutar diariamente por justiça, dignidade e segurança para todas.
A violência de gênero é uma expressão extrema das desigualdades de gênero que não pode ser naturalizada nem esquecida. Cada vida interrompida é um chamado à ação — pelo fortalecimento das políticas públicas de proteção, pela responsabilização dos agressores e pela construção de uma cultura baseada no respeito, na equidade e na paz.

O CEDM/PR reafirma seu compromisso em seguir articulando, fiscalizando e propondo ações que promovam os direitos humanos das mulheres e o enfrentamento a todas as formas de violência. Que a lembrança de Rachel inspire resistência, empatia e compromisso coletivo com a vida, a liberdade e a dignidade das mulheres e meninas paranaenses.

 

Na luta pelo fim da violência contra mulheres e meninas, seguimos para que não se esqueça — para que nunca mais aconteça.

Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná – CEDM/PR
 

Curitiba, 05 de novembro de 2025.

Mariana de Sousa Machado Neris

Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná – CEDM/PR

1Fontes: Polícia Civil do Paraná (Agência de Notícias – 2019, 2021); Tribunal de Justiça do Paraná; reportagem da UOL (19/09/2019) e do portal O Paraná (27/05/2021), que confirmam a identificação e condenação de Carlos Eduardo dos Santos, então já preso por crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes.

GALERIA DE IMAGENS