Ônibus Lilás orienta sobre direitos das mulheres em seis municípios 15/10/2018 - 15:51

A unidade móvel de atenção à violência contra as mulheres, conhecida como Ônibus Lilás, passará neste mês por seis municípios. O itinerário começa nesta terça-feira (16) em Doutor Ulysses. Na sequência, a unidade estará em Nova Tebas (18 e 19), Medianeira (18 e 19), Toledo (20 e 22), Pinhais (23) e Goioxim (25).

O ônibus da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social levará às mulheres atendimento gratuito e orientação sobre violência doméstica e familiar e, também, sobre direitos sociais. A equipe fará o encaminhamento de denúncias referentes às diversas situações de violência, seja física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial, além de orientar sobre os direitos previstos na Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006).

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL - Em Toledo, no Oeste, a ação de combate à violência contra a mulher acontece no dia 20 e recebe o nome de Toledo por Elas. O encontro será a partir das 15h, no Centro de Artes e Esportes Unificados de Toledo (Ceu), no bairro Santa Clara IV. Na programação, estão apresentações culturais; testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis; atendimento específico de orientação sobre a violência contra a mulher, além de exposições e palestras.

De acordo com a chefe da regional da Secretaria da Família de Toledo, Sirlei de Fátima Cardoso, o encontro também faz alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção e de conscientização da sociedade sobre o câncer de mama.

“A parceria com as instituições é fundamental para que possamos descentralizar o tema e fazer com que mais pessoas se conscientizem sobre a questão da violência e também sobre o cuidado com a saúde da mulher”, salienta Sirlei.

O evento terá a participação de universidades, regionais de saúde, delegacias e secretarias municipais. Orientação jurídica e auxílio para a elaboração de currículo de trabalho também estarão à disposição das mulheres.

TIPOS DE VIOLÊNCIA - Segundo a Lei Maria da Penha, agressão não é apenas aquela que deixa marcas físicas. Embora a violência física e o abuso sexual sejam mais evidentes, outros tipos de violência também causam sofrimento e podem ser punidos.

A legislação também condena casos de violência emocional ou psicológica, como xingar, humilhar, ameaçar, fazer a mulher acreditar que está ficando louca e controlar tudo o que ela faz; patrimonial, como controlar ou tirar o dinheiro da mulher ou destruir seus objetos; e moral, que consiste em humilhar a vítima publicamente e expor sua vida íntima.

ÔNIBUS LILÁS - Desde 2015, duas unidades móveis da Secretaria da Família percorrem o Estado e levam atendimento a eventos e às áreas mais distantes, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas. Mais de 25 mil atendimentos já foram realizados.

O ônibus tem espaço individual e sigiloso para orientação e atendimento. O veículo leva ainda informações sobre os equipamentos municipais que podem acolher mulheres em situações de risco.

Para acessar a agenda completa está disponível no endereço eletrônico: www.desenvolvimentosocial.pr.gov.br/unidades-moveis