Prefeitos e prefeitas visitam unidade móvel de atendimento à mulher 02/12/2016 - 14:17

Prefeitos e prefeitas eleitos que participam do Encontro de Líderes Públicos, que acontece em Foz do Iguaçu, até esta sexta-feira(02), conheceram uma das unidades móveis de atendimento à mulher, da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. O veículo está estacionado em frente ao centro de eventos onde mais de 1.800 pessoas participam do encontro promovido pelo Governo do Estado e pelo Sebrae-PR.

O prefeito eleito de Pontal do Paraná, Litoral do Estado, Marcos Fioravante, conheceu a unidade móvel e se interessou em agendar o atendimento itinerante para o seu município. “Achei muito interessante. É importante que as mulheres tenham a chance de serem atendidas em um lugar onde se sintam desinibidas, onde possam falar abertamente sobre seu problema pessoal”, disse ele. “Como gestores, não podemos deixar que as mulheres que precisam do poder público se sintam desamparadas”, afirmou.

Para a prefeita eleita de Manoel Ribas, região central, Elizabeth Stipp Camilo, a unidade móvel pode ajudar muito no atendimento às mulheres da sua cidade, uma vez que 40% da população vive em áreas distantes e de difícil acesso. “São 56 comunidades, com uma população indígena de dois mil habitantes. Com a unidade móvel poderemos chegar a estas mulheres, levando atendimento a diversos pontos da cidade”, disse ela.

Segundo Elizabeth, na unidade móvel as mulheres se sentirão mais à vontade, uma vez que, por medo, muitas delas normalmente não procuram uma delegacia para denunciar situações de violência.

ATENDIMENTO – A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social possui duas unidades móveis de atendimento à mulher em situação de violência. Elas percorrem o Estado prestando atendimento itinerante e levando informação e orientação à população que vive em áreas mais distantes ou isoladas, como assentamentos, comunidades indígenas, tradicionais, rurais e quilombolas.

A coordenadora da Política da Mulher da Secretaria da Família, Terezinha Beraldo Ramos, explica que a unidade móvel aproxima os serviços públicos oferecidos pelo Estado, da população que normalmente não têm acesso a eles.

“A maioria das mulheres que vive em locais mais distantes desconhece os seus direitos”, afirma. “Outras até conhecem, mas não sabem onde procurar ajuda quando têm algum direito violado ou quando sofrem algum tipo de violência”, diz a coordenadora.

Desde 2015, mais de 3.400 mulheres de 15 municípios do Paraná foram atendidas nas unidades. O atendimento itinerante já chegou às mulheres que vivem nos municípios de Almirante Tamandaré, Apucarana, Campo Mourão, Colombo, Curitiba, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa e União da Vitória.

Durante o próximo verão, o serviço estará no Litoral do Estado, atendendo veranistas e moradoras.

COMO FUNCIONA – Os “ônibus lilás” - como são conhecidas as unidades - são adaptados e equipados com espaços para atender mulheres de forma individual e sigilosa, garantindo a sua privacidade.

“Em cada ponto de parada, uma equipe profissional, com psicóloga e assistente social, fica à disposição para atender e orientar as moradoras locais, inclusive encaminhando para serviços especializados, quando necessário”, conta Terezinha.

Segundo ela, as unidades permanecem durante um tempo nas cidades previamente definidas, conforme a necessidade de cada comunidade e solicitação das prefeituras. Os locais para a instalação temporária da unidade e os profissionais para fazer o atendimento são disponibilizados pelo município ou pela rede de atendimento.