Secretaria da Justiça participa de campanha mundial para enfrentamento à violência contra mulher 26/11/2020 - 11:16

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) vai participar da campanha mundial “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” que começa em 25 de novembro, no Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher e vai até dia 10 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A campanha tem como estratégia mobilizar pessoas e organizações, de todas as partes do mundo, para criar o engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra mulheres e meninas. “Precisamos fortalecer cada vez mais a rede de proteção às violências contra mulheres. Não podemos aceitar nenhum tipo de violência contra a mulher, seja ela criança, adolescente ou idosa”, destacou o secretário da Sejuf, Ney Leprevost.  

A Sejuf participará por meio do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher de videoconferências e da Live - Desconstruindo a Permissividade sob Olhar da Restauração do “EU”- com a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM - Curitiba, Walquíria Onete Gomes, dia 04/12 às 15 horas, para capacitação da rede de atendimento à mulher. Em Curitiba o CRAM continua atendendo de forma remota (internet / telefone) nas áreas psicossociais e jurídicas mesmo com a pandemia.

Já nos dias 30 de novembro e 2 de dezembro de 2020, das 10h às 11h30, o Comitê Interinstitucional presidido pela desembargadora Priscilla Placha Sá, da coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Paraná capacitará profissionais da área para implementação do Formulário Nacional de Avaliação de Risco de Crimes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. O comitê também é composto por representantes do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher da Sejuf, do Tribunal de Justiça, Ministério Público do Paraná, Defensoria Pública, e das Policias Civil e Militar.  

Para acompanhar a capacitação, acesse os seguintes links nas respectivas datas:

30 de novembro, das 10h às 11h30h - link de acesso

02 de dezembro, das 10h às 11h30 - link de acesso

 

CARTILHA ORIENTATIVA - Outra ação que irá acontecer durante a participação da Secretaria na campanha é a apresentação da Cartilha do Homem, que será lançada on line pelo secretário da Sejuf, Ney Leprevost. A cartilha terá uma linguagem acessível e abordará quais são os tipos de violência praticados contra a mulher, e que as vezes passam desapercebidos até pelo próprio agressor, de que forma ele pode mudar estas atitudes e os riscos de punição que poderá sofrer ao praticá-las. O objetivo é incentivar uma melhor compreensão de todos para a boa convivência.

Obs: A foto foi registrada antes da pandemia.

(Via Assessoria de Imprensa – Luiz G. Mazza Neto)