Seminário em Curitiba debate a violência contra a mulher 29/11/2016 - 17:20

Servidores públicos que atuam na rede de atendimento às mulheres vítimas de violência e conselheiras de direitos de todo o Estado estão reunidos, em Curitiba, para participar do I Seminário Gênero e Violência Contra a Mulher – Olhares Diversos. Promovido pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, o evento que acontece na Faculdades Integradas do Brasil (Unibrasil) tem o objetivo de capacitar profissionais da rede de atendimento para uma compreensão da violência contra as mulheres.  Ao todo, 165 pessoas participam do seminário, que teve início nesta terça-feira (29) e segue até está quarta (30), com atividades durante todo o dia.

Durante a abertura, o superintendente das Políticas de Garantias de Direitos da secretaria, Leandro Meller, destacou os avanços que o Paraná alcançou nos últimos anos, no que diz respeito ao enfrentamento às violências e defesa de direitos das mulheres.

“Além da criação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e do lançamento do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, o Governo do Estado renovou a adesão ao Pacto Nacional para Enfrentamento da Violência contra as Mulheres”, disse ele. “Com essas e outras ações, o Paraná saltou da 3ª para a 19ª posição no ranking nacional do último levantamento do Mapa da Violência contra a Mulher. São os resultados práticos dos investimentos  que têm transformado a vida das mulheres em nosso Estado.”

O superintendente lembrou que em seis anos, o Governo do Paraná investiu mais de R$ 1 bilhão nas políticas de assistência social e garantias de direitos. O recurso foi usado para o atendimento direto às mulheres e suas famílias e no financiamento de ações dos municípios e entidades da sociedade civil, que são parceiros fundamentais nas ações de defesa e garantia de direitos.

TEMA - A programação do evento conta com mesas-redondas e a palestra Violência de Gênero, ministrada por Cristina Lopes Afonso, que foi vítima de violência e tornou-se uma referência de superação e de luta na defesa dos direitos das mulheres. As mesas têm como temas a violação de direitos de mulheres, violência sexual contra mulheres e meninas, políticas públicas de enfrentamento à violência, redes de serviços especializados, conselhos de direitos das mulheres, assistência às mulheres em situação de violência e o papel do Ministério Público e dos órgãos de segurança pública.

"Esse seminário é importantíssimo porque é um evento de capacitação, de qualificação profissional, onde se discutem os vários olhares das políticas públicas na questão da violação de direitos e do enfrentamento à violência doméstica e violência de gênero”, explicou a coordenadora da Política da Mulher da Seds, Terezinha Beraldo Ramos .

Para ela, a violência contra a mulher é uma das principais formas de violação dos direitos humanos, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. “Por isso, a promoção de debates sobre essa cultura são fundamentais para o enfrentamento aos casos de violência de gênero”, afirmou.

HOMENAGEM – Neste primeiro dia do seminário, foi realizada uma homenagem à Tereza Ermelino dos Santos que, em 1975, tornou-se a primeira delegada de Polícia do Estado do Paraná. Dez anos depois, Tereza assumiu a chefia da então implantada Delegacia da Mulher de Curitiba. Ela recebeu das mãos do delegado-chefe da Divisão de Polícia Civil Especializada, Paulo Ernesto Araújo Cunha, a Medalha de Serviços Relevantes à Polícia Civil, além de um diploma, em reconhecimento pela atuação de destaque e pioneirismo em uma carreira iniciada em 1964.

AÇÕES - O Paraná implantou o Protocolo para Atendimento às Pessoas em Situação de Violência Sexual, que unifica o atendimento às vítimas, pioneiro no País. E, em parceria com a Celepar, a Seds desenvolveu uma ferramenta exclusiva que permite mapear as principais violências cometidas contra as mulheres e as regiões em que elas mais acontecem. As informações contribuirão para a elaboração do Mapa da Violência contra as Mulheres no Paraná, ferramenta norteadora de ações de enfrentamento à violência.

Para ampliar a cobertura de atendimento a mulheres em situação de violência do campo e da floresta, desde 2015, duas unidades móveis percorrem o Estado e levam serviços da SEDS às áreas mais distantes, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas. As unidades são preparadas e equipadas com espaços para atender mulheres de forma individual e sigilosa, garantindo a sua privacidade. Nos locais de atendimento, elas recebem informações sobre violência doméstica e familiar e sobre os seus direitos.

PRESENÇAS - Participaram da abertura do evento o secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita de Oliveira; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Dorys Margareth de Jesus; a representante da Rede de Mulheres Negras, Solange Aparecida Duarte; o defensor público geral, Sérgio Roberto Rodrigues Parigot de Souza e a pró-reitora de graduação da Unibrasil, Lilian Pereira Ferrari.